A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira, 23, que o ano de 2026 começará sem custo extra na conta de luz dos brasileiros, com o acionamento da bandeira verde.

O patamar não era alcançado desde abril. A decisão pela bandeira verde representa um alívio em relação à amarela, que vigorou em dezembro, e em relação à vermelha, que vigorou de agosto a novembro.

“Nesse período chuvoso estamos com chuvas abaixo da média histórica. Contudo, em novembro e dezembro houve no país, de um modo geral, uma manutenção do volume de chuvas e do nível dos reservatórios das usinas, e em janeiro de 2026 não será necessário despachar as usinas termelétricas na mesma quantidade do mês anterior, o que evita a cobrança de custos adicionais na conta de energia do consumidor”, informou a Aneel.

Em nota, o Ministério de Minas e Energia destacou que a bandeira verde reflete um cenário de segurança energética, no qual “não há necessidade de acionamento intensivo de usinas termelétricas”.

Do IstoÉ Dinheiro

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem